top of page

Torto arado

  • Foto do escritor: psiacsamoura
    psiacsamoura
  • 27 de mar. de 2024
  • 1 min de leitura

Diante da história de Belonísia, Bibiana é possível contemplar os viveres, sentires, sofreres do sertão. São muitos, intensos, carregados e emocionantes retratos das vidas do torto arado que me marcaram e essa frase da Belonísia ressoou alto aqui dentro:


“a cada hora, sua agonia”


Ilustração com uma figura feminina segurando folha verde. Ao lado dela, há uma citação do livro "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior: “A cada hora, sua agonia”. Ao centro e parte inferior, o logo "am psicóloga".

Saber fazer caber e dar o que precisamos ter, no que é possível ter. Aqui dentro cabe isso e é com isso que eu vou lidar agora. Em outra hora outro caber.


O viver é tanto e há tanto a se encarar, deparar, sentir, por vezes tudo ao mesmo tempo, onde acaba sendo tudo de nada.


No processo terapêutico podemos entender e eleger o que podemos refletir e dar o tempo de ser digerido, ouvido e então poder fazer algo sobre aquilo. Aquela agonia naquela hora, quando entendemos que é possível lidar com aquilo naquele momento.


Ilustração com uma figura feminina segurando folha verde, ao lado de um cacto. Acima dela, há uma citação do livro "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior: “A cada hora, sua agonia”.

Ficou ressoando alto aqui e quis compartilhar um pedaço dessa obra que relata com tanta beleza poética o que é nascer, viver, sofrer, ressignificar, celebrar e ter fé diante daquilo que nos é apresentado.


Fica aqui a minha recomendação de leitura e reflexão sobre essa obra profunda.


Psicóloga Acsa Moura

CRP 24/03232

(68) 99202-4570

Rua Boa Vista, 52, Conjunto Mariana - Rio Branco/Acre

bottom of page